domingo, 14 de junho de 2009

Feijoada com pagod.. ops.. com nostalgia..

Nada contra o pagode, mas também nada a favor... Se for pra ser samba, que seja o de verdade, de malandragem, o que antigamente era pagode mesmo e hoje chama-se partido alto ou samba de raiz... Alias quanta subdivisao musical.. O que era apenas música caipira que virou sertanejo, que virou romântico que agora é sertanejo universitário.. na boa? 90% música de dor de cotovelo.. Claro que tem seu valor, afinal quem não sente uma dorzinha de cotovelo de vez em quando? Mas voltando à feijoada sem pagode... era a pedida ideal para um sábado tão frio e após uma pedalada tão gelada... Entre goles na batida de limão, e garfadas no paio com farofa, a nostalgia tomou conta da mesa. Lembranças da televisão Telefunken de um tio meu... TV preta e branca, mas na frente existia uma tela com faixas de cores... isso fazia a imagem ficar colorida.. quer dizer.. cada pedaço da tela tinha uma cor... o canto esquerdo rosa, o meio mais amarelo, o outro canto azul.. era o que tinha para o dia... E os seletores... para mudar de canal tinha que ir até a TV e girar o seletor sempre em sentido crescente... canal 2,4, 5 etc... Dava o maior trabalho ir do 2 para o 13.. mas se meu pai visse voltando, soltava um berro... Alias meu pai comprava uma TV a cada copa do mundo... lembro dele comprar uma sharp para a copa de 78, depois outra sharp para a copa de 82. Em 86 as coisas em casa estavam bem financeiramente e ele comprou outra TV agora para o quarto dele...
Tinha também aquela coisa de fotógrafos irem na casa das pessoas para tirar fotos dos filhos... A moda era tirar foto ao lado de eletrodomésticos... Ao lado da TV, da geladeira, da vitrola putzz.... VITROLA.. Em casa teve uma vitrola, toda em madeira, tampa de acrílico.. E meus pais tinha vários LP's e Compactos.. Teve uma vitrola que fez muito sucesso nos anos 70/80 que era uma maletinha colorida... a tampa se abria e virava a caixa acústica...imagina, controle de graves e agudos no máximo...
E o som rolava solto nos bailinhos com dança da vassoura, assim como as gargalhadas na mesa do restaurante...
É o que tem pra hoj... quer dizer.. era o que tinha pra época...

3 comentários:

  1. falando em nostalgia, me lembro quando meu pai comprou seu primeiro carro: Um Fusca. Como era lindo, semi-novo, marron. Ficava en casa sentado na escadinha de três degraus contemplando aquela maravilha. Já imaginou ir e vir da escola naquela belezinha?

    ResponderExcluir
  2. Em casa teve vários fuscas também... uma lembrança que tenho de fuscas é que eu sempre ia lá no chiqueirinho, atrás do bando traseiro e meus irmãos iam no banco normalmente... Mas adorava ir lá atrás, era tudo meu. Dias desses fiquei observando aquele espaço e pensei... nossa, como eu cabia com folga lá atras?

    ResponderExcluir
  3. Lembrei quando meu Pai foi trocar os pneus de seu chevet e tinha a apresentação de um, novo e sensacional brinquedo o incrivel TELEJOGO.

    ResponderExcluir