terça-feira, 21 de julho de 2009

A Fé...

Ontem completei o Caminho novamente. Dessa vez saí de Tambaú, o que fez meu percurso ser 70km mais curto, porém não menos sensitivo do que o primeiro. O objetivo era me desligar da vida de Sampa, do trabalho, das obrigações e horários. E isso foi realizado. Mas percebi que se eu fizer o caminho 15 vezes, serão 15 rotas iguais mas 15 caminhadas ou pedaladas diferentes.
Foram tantos sentimentos diferentes. Da primeira vez eu estava ansioso, queria cumprir meu objetivo, sem ajuda, sem apoio, apenas seguir as setas amarelas e chegar... Dessa vez eu queria olhar, sentir, ir, olhar para trás, para os lados, conversar, conhecer...
E foi o que fiz, mas ainda assim, existiram momentos que queria terminar logo.. É um belo exercício de paciência esse "rolê".
E foi legal, conheci no final do primeiro dia um grupo de amigos que estavam fazendo o caminho de bike pela primeira vez. Fizemos praticamente todo o caminho juntos.... dormíamos e comíamos nos mesmos lugares... Mas durante a pedalada o grupo sempre ia na frente, me deixando para trás com meus pensamentos, minhas saudades, minhas visões e minhas emoções.
Na verdade esse pessoal pedala pra caramba, diferente de mim que só anda de speed... Mas ôh mulecada raçuda... subiam as pirambeiras com o dobro de bagagem que eu, pedalando, e sofrendo e indo... sempre indo... e eu quando começava a cançar as pernas... descia da bike e empurrava... sem constragimento algum... Cada pessoa tem seu ritmo, seu objetivo e faz seu próprio caminho. Aliás.. dessa vez tive essa percepção bem clara.
Cada um começa a escrever sua história nessa rota, e diferente da primeira vez em que eu olhava apenas para frente, agora eu olhava o que estava escrevendo... cada gota de suor, cada dor nas pernas, cada fala solitária... tudo era minha história... Cada música inventada, cantada.. Cada assobio ou grito nos vales só para ouvir o eco... eco... eco.... Cada pessoa do caminho, cada bom dia, boa tarde ou apenas um ôôôô!!! Cada morango ( e cada morango mesmo) cana, limão e laranja... Cada cheiro e cada fome que matava... Cada simplicidade e sorriso sincero do pessoal da roça... e a cada "Vai com Deus".... escrevi uma bela história dessa vez...
A quantidade de romeiros, pessoas que saem da suas casas com destino a Aparecida era enorme... diferente de nós peregrinos, os romeros vão pelo caminho mais curto, e nós pelo Caminho da Fé, previamente demarcado...
Chegando a Aparecida, cruzei com mais um grupo, gente simples, alguns descalços, alguns de botas surradas ou tenis simples... outros de sandálias... foi impossível conter as lágrias ao vê-los caminhando e na minha cabeça os versos de Romaria....

"É de sonho e de pó, o destino de um só
feito eu perdido em pensamentos sobre meu cavalo...(ou bikes, ou botas)"

E imaginava a cena dessa gente simples de frente pra imagem de N. Senhora Aparecida

"Como não sei rezar, só queria mostrar, meu olhar, meu olhar, meu olhar..."

E foi assim que terminei a minha peregrinação...
Olhando pra N. Senhora e agradecendo a oportunidade de escrever minha história no caminho
Foi o que teve pra semana que passou...

Um comentário:

  1. O caminho é o próprio caminhante.

    Pra mim não importa se católica, budista, sufista, ou se pertenço a outra religião...

    A mim importa isso; que estamos todos seguindo com Fé, e nessa estrada nós já sabemos, somos todos Um.

    Abraços,

    Véia da Teia.

    ResponderExcluir