sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rock and Roll

Quando eu era um inocente pirralho nos anos 70, era mais ou menos assim o lado musical:
Existiam as músicas Clássicas(Beethoven, Bach, Mozart, Villa-Lobos etc..) a MPB que abrangia o samba,(Toquinho, MPB4, Caetano, Adoniram, Originais do Samba, Martinho etc...) o Rock (Elvis, Beatlhes, Rolling Stones, Pink Floyd etc..) e Discoteca/Funk ( KC and the Sunshine Band, Jackson Five, Abba, Bee Gees etc..)
O tempo passa e as subdivisões musicais aumentam de forma assustadora
Vou me entreter ao Rock que é mais minha praia..
O Clássico Rock And Roll que nada mais é do que um Blues mais acelerado, começou a ser decepado mais ou menos assim:
Rock and Roll / Rock and Roll Clássico / Rock Progressivo / Heavy Metal / Melody Metal / Punk
Punk Rock / Hardcoore / Punk Melody / Surf Rock / Rock Alternativo /Rock Nacional anos 80 /
Trash Metal / Death Metal /Black Metal / Pop Rock e mais o caralho a 4, ou a 8 ou a 16...
Mas e dai? Dai que hoje eu vejo tanto lixo por ai, com gravadoras investindo uma puta grana em lixo para a gente consumir na rádio, ou na tv.
Ok, tenho a opção de não ouvir e pronto.. Mas e as novidades? Quero ver e ouvir coisas legais, gente fazendo coisa interessante, criativa... Tenho meu senso crítico e pronto...
Hoje no multishow estava passando um clipe de uma banda chamada Gloria...
Os caras conseguiram fazer o seguinte: Letra de pagode/sertanejo em um tipo de rock muito pesado, um vocalista que se eu fosse surdo acharia que o cara estava mandando o Sarney tomar no cu, tamanha interpretação na cara de mau e de braços apontando para baixo e para o chão... A atitude totalmente rock'n roll, mas a letra.. hummm... Ah e a voz tb.. tipo voz do cara do Sepultura...... Imaginem uma voz grossa pra caralho falando: Volta pra mim... Eu não vivo sem você...rs Lixo... e mais lixo...
O visual da banda era du caralho... du caralho de estranho... meio pesado, meio modinha... mas os caras sabiam balançar a cabeça...
Te juro, se a tv estivesse sem som eu ia achar... Que puta banda legal... de atitude...
Devem estar falando umas coisas interessantes... Vejam no youtube... a banda se chama Gloria...
Durante o Caminho da Fé agora em Julho, passei por uma cidade que estava comemorando aniversário e no hotel em que eu pousei, estava a banda que ia fazer o show...
Os caras com um puta visual tb, puta estilo rock.. atitude..
Dai estavam tirando umas fotos e os caras fazendo caras e bocas e aquele símbolo do rock com as mãos do chifre e tal...
Fui lá.. e ai? vcs tocam o que?
__Sertanejo... Putz.... Pensei alto..
Nada contra quem toca determinado estilo.. tem público pra todos... mas porra...
Rock é atitude... comportamento, rebeldia...
Nao sou nenhum bicho tapado... sou eclético e não me prendo mais em uma única coisa como fazia na minha adolescência... Entrou por um ouvido e eu gostei.. blz... Mas ado, a ado cada um no seu quadrado...

4 comentários:

  1. a música é mais um produto, jogado às massas como ração jogada aos porcos... e a gente se acostuma - não devia, mas se acostuma - a consumir o lixo que invade as nossas vidas - seja música, comida, moda... é bem frustrante saber que vc é manipulado, que suas vontades não existem - elas lhe são enfiadas na cabeça, que seu gosto na verdade não é seu, que o meio não permite sequer que vc desenvolva um gosto... que vc é mais um peixe na rede de comerciais e propagandas, e se rende feliz às iscas...

    ResponderExcluir
  2. mas não fique achando que é pessimismo, ok? é uma constatação. Acredito que somos seres semi-conscientes, meio sedados, e vamos vivendo, vamos levando... e somos felizes assim, mesmo que não sejamos (se a gente não sabe de nada ao certo, como saber se não somos felizes de verdade, não é mesmo?)

    P.S.: de tanto ouvir Vítor e Léo na casa de uns amigos, eu quase comecei a gostar!!!

    ResponderExcluir
  3. No Caminho da Fé, pedalei com um grupo de amigos que ouviam essas paradinhas... às vezes me pegava cantando: Deus e eu, no sertão.,...
    Até combinava com o momento... mas dai eu colocava meu ipod e uns rocks rurais... e tudo voltava ao seu devido lugar...

    ResponderExcluir
  4. o devido lugar é aquele em que vc se sente bem, exatamente naquele instante, e se e isso mudar no próximo segundo, sem problema. vamos de luiz gonzaga a zig zig sputnik! e se no caminho a gente trupicar num sérgio reis, e daí?

    ResponderExcluir