quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Caminho da Fé

Muita gente já ouviu falar do Caminho de Santiago de Compostela na Espanha e muito se deve ao sucesso de Paulo Coelho com o livro o "Diário de um Mago".
Aqui no Brasil existem dois caminhos oficiais, O Caminho do Sol que vai de Santana de Parnaíba a Águas de São Pedro (241km) e o Caminho da Fé com quilometragem variada de acordo do local que se escolhe para partir, mas com chegada no Santuario de Aparecida do Norte. Em média faz-se 400 km saindo de Tambaú até Aparecida. Mas existem outras partidas mais distantes e com outras ramificações se encontrando em Águas da Prata onde começou esse percurso originalmente.
Na verdade essa coisa de peregrinação é antiga, lembro no início dos anos 90 quando eu ia muito para Extrema, no sul de Minas que lá tinha um pessoal da roça que já fazia uma caminhada até Aparecida, eles iam em 4 dias, cortando a Serra da Mantiqueira. Tem o pessoal que faz a cavalo, tem uns que caminham apenas à noite enfim... Colocam uma mochila nas costas, um cantil com água e vão em frente... Um dia por vez, um passo de cada vez.
Fiz o Caminho em Dezembro de 2008, uma semana após ter concluido meu primeiro e sofrido Meio Ironman (1900 natação + 90km Bike + 21km Corrida). Ainda sentia o cansaço físico, o desgaste da prova, mas minha cabeça pedia sossego, pedia paz, pedia fugir do transito, de compromissos, de horários....
Coloquei a bike em um ônibus e fui para Descalvado. Faria um percurso de 500km de bike e paz.
Passei por lugares lindos, conversei com gente simples, da roça, dos vilarejos, gente que te olha meio estranho, encabulado. Conversei com vacas, cachorros, outros caminhantes, com velhinhos e meninos... Me perdi, (por pura prepotência de minha parte) e me achei. Sofri, cai, levantei, chorei, dormi. Em alguns momentos, passei fome e sede, xinguei o sol que castigava e xinguei a mim mesmo, a minha teimosia e o famoso (o que estou fazendo aqui)...
Pedi perdão pelos xingamentos, me redimi com o astro rei... Aprendi com um casal de peregrinos que na hora que começamos a esbravejar com as serras, com a dor nas pernas, é hora de parar e olhar pra tras e admirar as maravilhas que Deus fez pra gente...
Completei o percurso em 8 dias... e em julho vou novamente, dessa vez saindo de Tambaú, terra do Padre Donizette, dizem milagreiro. Aliás, dormi na pousada de uma senhora que lavava a roupa da Padre.
Quem quiser saber mais: http://www.caminhodafe.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário