terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ser ou não ser....

Estou blogando menos nesses dois últimos meses... Uma sequência de problemas pessoais, o consequente desânimo e os treinos se intensificando com a proximidade do Meio IronMan acho que são as melhores respostas para a falta de post... Mas o mundo gira e Lusitana roda... então bora colocar os pensamentos pra fora...
Tenho pensado ultimamente em voltar a estudar.. Direito dessa vez... e sem trocadilho.
Seria uma forma de me defender de Nets, Telefônicas, Unimeds, Governo, DER, Detrans e tudo o que me atrasa a vida, me estorque ou me insulte de alguma forma...
O grande problema de me tornar um advogado é o medo do que posso me tornar... Não conheço um, sequer um advogado que me transmita 100% honestidade, ou o mais grave ainda... O lado sentimental... Nesse ponto sou meio besta e reconheço.. meio geléião... Muita coisa me comove e me incomoda... Me comove crianças sendo maltratada pela fome ou pela violência ou por ambos... Me comove ver idosos abandonados, me comove e incomoda ver um monte de pedintes nos sinais vivendo miseravelmente em albergues... Me incomoda os filhinhos de papais inconsequentes que fazem merda madrugada a dentro.. queimando mendigos, atropelando pessoas ou massacrando coitados... 20 contra 1...
E, se eu perder essa essência? Essa capacidade de sentir comoção...
Tenho medo de me tornar insensível, aquela coisa do filme advogado do diabo...
Ser advogado e advogar apenas em causa própria seria uma forma de me manter afastado dessa falta de sensibilidade e sensitividade que caracteriza essa e outras categorias como os médicos e os filósofos...
Ser ou não ser?.... humano...

5 comentários:

  1. muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
    a gente muda o mundo na mudança da mente
    e quando a mente muda a gente anda pra frente
    e quando a gente manda ninguém manda na gente...
    (gabriel, itaal shur, tiago mocotó)

    quem tem na sua essência a verdade, pode jogar luz onde precisa, e ainda assim não ser corrompido, permanecendo o mesmo (com diploma ou não).
    ...tantas pessoas ao meu redor que escolheram suas profissões mas não perderam sua compaixão pelo outro, acho que o bacana é não guiar-se pelo todo.
    Eu acredito que o diferente é sutil mas real.

    Ps.saudades. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ninguém é 100% honesto!
    Atire a 1ª pedra aquele que nunca sonegou um dinheirinho no imposto de renda, quem nunca deu um "cafezinho" para se livrar de uma blitz, quem nunca ficou com um troco erroneamente dado a mais...
    Portanto, se queres seguir a carreira jurídica seja 100% honesto com vc mesmo!
    Não é a profissão que decide o que vc será e sim o seu caráter!
    Bem-vindo à área jurídica!
    Beijinhos
    Érica

    ResponderExcluir
  3. Querida Eriquinha... É claro que ninguém é 100% honesto... até porque de alguma forma ou de outra vestimos nossas mascaras... Quando estamos trabalhando temos uma postura, no lazer outra... as vezes falamos mal de alguém ou implicamos só pra sacanear mesmo.. Isso também é desonestidade... Mas eu falo de algo mais profundo... Nem falo em me corromper e sim em ser... ser humano... ser sensível... ser justo... Infelizmente não enchergo a justiça nos advogados... Enchergo a necessidade de ganhar sempre. Não lembro de um advogado em caso de homicído por ex dizer: Realmente, meu cliênte está errado e deve pagar por isso de acordo com a lei... Nunca vi um advogado trabalhista dizer para o ex funcionário: Rapaz.. Está tudo certo, ou, deixa pra lá... Teu patrão te dava mais benefícios por fora do que vc ganharia se fosse registrado com o salário real da categoria...
    É disso que falo.... Uma amiga me deu o melhor conselho sobre essa conversa...
    Torne-se um advogado e faça a diferença. Não seja apenas mais um..
    Mas por hora, prestei para educação física mesmo...

    ResponderExcluir
  4. É triste ler estes comentarios ... Considero que ninguem tem o direito de generalizar a profissao de advogado como sendo predominantemente uns corruptos ....

    Acho piadas que so esses sao falados: ninguem fala dos medicos (sim, pk hoje em dia se forem para um hospital de urgencia a maior parte dos medicos ignoram os nosso sofrimento - parece mesmo que perderam o coraçao enquanto tiraram o curso). No entanto os advogados, que sao a salvaçao de milhares de familias sao considerados apenas corruptos !!!!!! p.f pensem antes de falarem. Se amanha forem acusados injustamente e prexixarem da ajuda de um advogada e por sua vez conseguirem ganhar a causa, estes ja passaram a ser deuses !!!!!!!!!!!! Ate la ...........

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo...
    Não generalizei a profissão... Disse apenas que não conheço nenhum advogado, que viva da profissão que que me passe sensibilidade e que busque a justiça cega propriamente dita. Vejo sim como um jogo de xadrez, onde buscam-se brechas nas leis para tirar proveito de situações favoráveis ao cliênte..
    Tenho ótimos amigos advogados, amigos mesmo, mas que na sua profissão participam desse jogo.. Um deles inclusive me contava que a pouco tempo atrás uma pessoa que cometeu um crime queria se entregar.. Ele acabou nem pegando o caso, mas disse que na delegacia ele deveria alegar legítima defesa.. Mas essa pessoa disse que perdeu a cabeça e fez uma bobagem, mas mesmo assim ele deveria alegar legítima defesa...
    Outro dia assistindo a um programa de tv, uma pessoa atropelou um pedestre, fugiu sem prestar socorro, a vítima faleceu.. O carro foi encontrado e a pessoa estava foragida... A advogada em uma declaração disse que o motorista estava assustado com a repercursão do caso e disse que o cara era inocente.. Quando questionado sobre as testemunhas disse que isso não prova nada... E quanto as imagens, tb disse que isso não prova nada...
    Mudando da área criminal.. Um ex funcionário me acionou na justiça por 6 meses trabalhado sem carteira.. 6 meses esse alegado que estaria recebendo seguro desemprego e tinha umas dívidas a serem pagas... eu concoredei sem problemas... era tudo mentira... ele saiu e foi direto me acionar.. indenização de 18.000,00.. Fico puto por não ouvir o outro lado.. dai isso fica a cargo de meu advogado... ou seja... tenho que gastar para entregar em um jogo que não gosto... e o bate boca na frente de cliênte que ele teve comigo forçando ser mandado embora? e a falta de comprometimento com horários... e as vezes quer paguei almoço ou panettones, ou ovos de páscoa.. e os brinquedos que mandava para o filho... Sabe o que ouço de advogados? Fez porque quis...
    E tem mais um monte de coisas... Quando tive essa conversa com uma amiga advogada ela falou a coisa mais lúcida sobre esse tema...
    Faça direito e faça a diferença...
    Se eu for acusado injustamente e meu advogado conseguir ganhar a causa ele não fez nada mais do que sua obrigação, ja que o injustiçado sou eu e ele ganha para isso.. Caramba ser honesto é uma obrigação e não uma virtude...
    Eu não sirvo para esse tipo de jogo...
    Quanto a médicos, eu disse a mesma coisa no final do texto... A falta de sensibilidade... 50% dos médicos acham que são deuses e 40% tem certeza... deixo 10% para os médicos sem fronteiras, médicos que tem coragem de arrumar cagadas alheias...
    Um abraço

    ResponderExcluir